☰ Menu
☰ Menu
Publicidade
REVIGORADOS

Pré-temporada da arbitragem catarinense começa em Blumenau sob sol de 40 graus

Árbitros e auxiliares passam por uma série de treinamentos físicos e técnicos a seis dias do início do Estadual

12/01/2018 15:52

Voz do Apito

 

Instrutor da FIFA, Manoel Serapião foi o responsável pelo treinamento técnico dos árbitros catarinenses
Foto: Voz do Apito

Santa Catarina – Não sāo só os jogadores que se concentram antes da temporada começar. Com a modernidade do futebol, o preparo do árbitro tem o mesmo patamar de importância dos atletas, afinal de contas é ele a figura central que terá a responsabilidade de comandar os principais jogos do país ao longo do ano. Com um número alto de exigências físicas e técnicas, apitar futebol é algo cada vez mais difícil.

Seguindo uma tendência internacional, o Estado de Santa Catarina tem feito a sua parte. Com uma filosofia de trabalho que consiste qualificar o quadro oferecendo toda a estrutura para que a categoria possa desempenhar a atividade em alto nível, a pré-temporada de 2018, que ocorre no SESI de Blumenau, a cerca de 100 km de Florianópolis, reúne os principais árbitros do quadro que terão a responsabilidade de comandar o Campeonato Catarinense, entre eles os experientes: Héber Roberto Lopes que não foi bem no teste físico e passará por uma nova avaliação e Sandro Meira Ricci, árbitro que representará o Brasil na Copa do mundo da Rússia em junho.

Sob um sol escaldante, a categoria mostrou preparo físico durante os treinamentos
Foto: Voz do Apito

O evento ocorre entre os dias 11 e 13 deste mês e conta com a participação do instrutor da FIFA, Manoel Serapião, que na manhã desta sexta-feira (12/01), instruiu os árbitros em uma série de exercícios práticos que foram realizados no campo. Na parte da tarde, em sala de aula, o ex-árbitro FIFA da Bahia traçou algumas diretrizes com os árbitros utilizando lances reais de jogo promovendo uma ampla discussão sobre as sanções disciplinares que foram tomadas pela arbitragem.

Chefe do departamento de arbitragem da Federação Catarinense de Futebol, Marco Antônio Martins comemorou os resultados do setor. “Quando assumimos esse desafio a ideia era modernizar a arbitragem procurando respeitar os pilares que formam um árbitro de qualidade. Implantamos uma parceria com a escola de árbitros e com o sindicato, unindo esforços para que a categoria pudesse ter todos os mecanismos para desempenhar a atividade com excelência. A realização da pré-temporada aqui no SESI com toda essa estrutura, comprova tudo isso”, destacou.

A pré-temporada da arbitragem catarinense ocorre no SESI de Blumenau
Foto: Voz do Apito

Entre os mais populares árbitros de Santa Catarina, Célio Amorim se condiciona para mais uma temporada. Com passagem pelo quadro de aspirantes FIFA, ao longo de sua história teve a oportunidade de atuar em diversas decisões estaduais. Feliz por estar em mais uma pré-temporada, o árbitro conhecido pela “vasta falta de cabelos” disse estar motivado para mais um catarinense. “Vamos para mais uma catarinense com a certeza de que realizaremos um grande trabalho. Estou motivado, feliz e preparado para mais uma temporada”, disse o árbitro de Itajaí.

A pré-temporada de Santa Catarina termina neste sábado (13/01) com a palestra final do chefe do departamento de arbitragem do estado, Marco Martins.